top of page
  • Foto do escritorAline Amaro da Silva

Anunciai a boa notícia e comunicai a esperança!

A Mensagem Papal para o Dia Mundial das Comunicações 2017 foi publicada esta semana. O tema deste ano é: “Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is 43, 5). Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo.




O Papa destaca o importante papel do comunicador de fornecer alimento sadio às nossas mentes que estão sempre e ação e precisam se nutrir da boa notícia. Encoraja a desenvolvermos uma comunicação construtiva que promova a cultura do encontro através da qual se possa olhar a realidade com confiança e esperança.


Sem deixar de divulgar os fatos mais relevantes para a sociedade, Papa Francisco deseja que o enfoque dado pela mídia não seja as barbáries do nosso tempo que fazem crescer o medo, o isolamento, a apatia, o desespero. Mas que, com uma linguagem aberta e criativa, se mostrem a busca de soluções, boa iniciativas para combater o mal. O Santo Padre propõe que olhemos e interpretemos a realidade sob a ótica da boa notícia, isto é, do Evangelho que é o próprio Jesus Cristo.


Francisco nos apresenta a esperança que não decepciona, a promessa de Deus fez ao povo seu povo e que se concretizou plenamente na humanidade de Jesus que sofre até a nossa morte e transforma o momento de trevas em lugar de comunhão. Acredito que isso é o que o papa deseja dos comunicadores: transformar o relato de um péssimo fato em momento de reflexão da vida, da sociedade, das nossas ações, de nos solidarizarmos com o sofrimento do outro e buscarmos sermos melhores, ajudar.


Visto sob esta luz, qualquer novo drama que aconteça na história do mundo torna-se cenário possível também duma boa notícia, uma vez que o amor consegue sempre encontrar o caminho da proximidade e suscitar corações capazes de se comover, rostos capazes de não se abater, mãos prontas a construir.


Dessa forma semearemos a esperança e não o desespero. Para a espiritualidade do comunicador, fica clara a importância da vivência diária da Palavra e a leitura orante do Evangelho, para que o Reino de Deus esteja sempre vivo e presente no meio de nós. O Papa aconselha os comunicadores a terem intimidade com o Espírito Santo que nos capacita a testemunhar na própria vida uma nova humanidade.


Também hoje é o Espírito que semeia em nós o desejo do Reino, através de muitos «canais» vivos, através das pessoas que se deixam conduzir pela Boa Notícia no meio do drama da história, tornando-se como que faróis na escuridão deste mundo, que iluminam a rota e abrem novas sendas de confiança e esperança.


Em meio a tantas palavras e relatos de ódio, nossa palavra precisa ser a que aproxima Deus das pessoas, que traz esperança e capacita quem a recebe a se erguer para vencer o mal com o bem. Leia a mensagem na íntegra e tire suas próprias conclusões.


papa-francesco_20170124_messaggio-comuni
.
Download • 117KB

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page